This is a Clilstore unit. You can link all words to dictionaries.

Guião de vídeo “Faça Você Mesmo” – Versão “aluno”

Na página multidict.net, tem acesso a 3 ferramentas para a aprendizagem de línguas

Multidict é um serviço de dicionários que permite uma consulta fácil de dicionários monolingues e bilíngues. Também permite fazer pares bilíngues que não se encontram em nenhum outro lugar.

Wordlink permite converter páginas web, ligando cada palavra a dicionários online. Wordlink utiliza o Multidict.

Clilstore é uma coleção online de unidades de aprendizagem de línguas com muitos idiomas diferentes. Clilstore ajuda os alunos na leitura de textos, ligando cada palavra ao Multidict.

Entender como funciona o Multidict é a chave para obter o máximo de proveito do Clilstore e do Wordlink. Vamos, então, espreitar o Multidict.

À primeira vista, o Multidict parece muito simples. Vamos digitar uma palavra como "transducer" e, depois, usar o menu drop-down para indicar ao Multidict qual é a língua.

Como pode ver o Multidict abrange muitas línguas, vou selecionar Inglês, e depois, carregar em "Go"

Você vai notar alguma atividade na janela. Se eu quisesse uma definição de "transducer" em Inglês, selecionava Inglês no menu "To", mas por agora, quero o Multidict para me ajudar a traduzir "transducer" em espanhol, assim carrego no botão "Para" no menu drop-down e seleciono "Espanol (es)"

O Multidict procura então a palavra no dicionário de Inglês para Espanhol mais popular entre os utilizadores. O Multidict tem 24 dicionários que abrangem Inglês para Espanhol.

Se souber de um bom dicionário que não consta no Multidict, carregue, por favor, no link "About" na parte superior da página, onde encontrará informações sobre como enviar a sua sugestão.

É importante selecionar o dicionário que mais se adequa ao seu objectivo. Cada dicionário tem pontos fortes e fracos. Se um dicionário não tem a palavra que procura, basta selecionar outro dicionário.

Pode selecionar outro dicionário, carregando no menu drop-down do Dicionário ou, simplesmente, carregando num dos ícones do dicionário.

O exemplo que estamos a utilizar "transducer" é um termo técnico, que não se encontra em todos os dicionários. Então, vou tentar alguns dos outros dicionários, carregando nos ícones.

Um dos meus dicionários favoritos é o dicionário IATE. É, provavelmente, o melhor para regras e textos jurídicos, mas também é bom para os termos técnicos.

IATE separa os termos por contexto, o que ajuda a escolher o mais adequado.

No "Multidict", também posso digitar combinações de palavras como "look for" ou "look after"

Vamos ver como o Multidict é usado no Wordlink. Volto para o menu Multidict.net e seleciono "Wordlink".

No Wordlink posso converter uma página da web para que todas as palavras do texto estejam ligadas a dicionários on-line.

O primeiro passo é indicar no Wordlink o idioma da página. Seleciono Inglês

Então escrevo o endereço da página web, neste caso, "cnn.com" e carrego em "Go"

Posso agora carregar numa palavra e procurá-la no Multidict

Só posso verificar uma palavra de cada vez, se precisar procurar uma combinação de palavrar como "look for" ou "look after", tenho que digitar as palavras que faltam no Multidict.

Como pode verificar o Multidict recorda o dicionário você utilizou da última vez e a combinação de línguas que estava a trabalhar.

Posso alterar o idioma e o dicionário a qualquer momento.

Se eu carregar num link a próxima página também será convertida pelo "Wordlink"

Se eu quiser procurar uma palavra que já tem uma hiperligação, devo selecionar " Remove existing links" e carregar em “Go”.

Vamos ver como o Multidict é usado no Clilstore. Volto para o menu Multidict.net

O menu Multidict.net oferece duas opções para o Clilstore. Para ir para unidades de aprendizagem de línguas no Clilstore - carregue na seta azul apontando para "Students"

O primeiro passo é selecionar o idioma pretendido

Vou selecionar "English". Em alguns navegadores da Internet deve-se carregar em "Submit" após selecionar o idioma.

Agora só consigo ver uma lista de unidades para aprender Inglês

À esquerda de cada título de unidade, posso ver o grau de dificuldade de língua da unidade. Este varia de A1 a C2. A1 é o nível mais fácil.

Posso seleccionar um nível de língua, de forma a tornar mais fácil encontrar unidades adequadas ao meu nível. Carrego nos botões para verificar o que está disponível nos diferentes níveis.

A próxima coluna mostra se a unidade utiliza mídia tais como vídeo e som.

Como numa base de dados, é possível pesquisar e classificar a lista das unidades.

Se eu carregar em "Media", a lista será ordenada de acordo com o tipo de mídia utilizado nas unidades

Se eu procurar uma unidade específica, ou se tentar encontrar unidades com um tema específico, posso digitar uma palavra de pesquisa no campo "Title" ou no campo "Text and summary", e depois carregar em "Find"

Também posso adicionar colunas, se eu quiser obter mais informações sobre as unidades como, por exemplo, quem as fez ou quantas palavras tem a unidade.

Posso remover uma coluna carregando no X vermelho

Ou restaurar tudo para as opções padrão, carregando em "Clear All" ou "Restore"

Vamos selecionar a unidade intitulada "Wiring a Typical British Plug” (Intermediate level)

Agora posso reproduzir o vídeo

E carregar nas palavras que quero procurar no dicionário. Este texto é uma transcrição exacta do video.

No campo “multidict”, na janela do lado direito, eu posso ver os resultados da minha procura.

Neste momento, apenas posso procurar palavra a palavra, pelo que, se eu necessitar de procurar combinações de palavras, tais como “look for” ou “look after” devo digitá-las no Multidict.

Algumas unidades têm links para outras páginas ou para exercícios. Esta unidade tem um link para “Exercises”, para além de também poder descarregar uma ficha de trabalho.

Short url:   http://multidict.net/cs/1193