This is a Clilstore unit. You can link all words to dictionaries.

Viagem ao Mundo dos Mármores

Nesta viagem ao mundo dos mármores pretendemos dar a conhecer como se faz a transformação desta matéria-prima. Encontramo-nos numa pedreira, situada no anticlinal de Estremoz, com cerca de quarenta metros de profundidade.

A exploração é feita por patamares, com cerca de seis metros de altura. Depois de desmontadas, as massas são deslocadas por poderosas pás carregadoras com capacidade para deslocarem dezenas de toneladas de cada vez. Esses blocos são transportados até à superfície, onde serão esquadriados em mono-lâminas e mono-fios, de forma a poderem ser transportados para as unidades de transformação.

Uma vez chegados às unidades de transformação, os blocos são colocados em engenhos multi-lâminas, de onde sairão em chapa de dois e três centímetros de espessura. Para produzir os ladrilhos, essa chapa é transformada em tiras com larguras de acordo com o tamanho dos ladrilhos que se pretendem. As tiras são colocadas na linha de produção com o auxílio de robots carregadores que evitam assim o sobre esforço humano. A máquina de polir trabalha com vários grãos de abrasivo, vai no final dar um brilho quase de espelho a esta nobre matéria-prima. Depois de saírem da polidora, as tiras são encaminhadas para as máquinas de biselar, que farão então o polimento de bisel. Depois de polidos e biselados, os ladrilhos são encaminhados para uma outra secção.

Selecção e Embalagem

O material é seleccionado de acordo com a cor, com a qualidade e se tem ou não defeito.

A embalagem é feita em paletes de madeira tratada e aqui temos o produto final, pronto a ser transportado por camião ou contentor, e maioritariamente destinado à exportação.

Short url:   http://multidict.net/cs/1890