This is a Clilstore unit. You can link all words to dictionaries.

Praça do Giraldo, um ponto de encontro

            A Praça do Giraldo situa-se no centro urbano da cidade de Évora. Na praça encontram-se duas construções do século XVI, a conhecida Igreja de Santo Antão e uma fonte construída em mármore branco rematada por uma coroa de bronze. Conta a tradição que as oito caras nas quais entá dividida a fonte correspondem às oito ruas que desembocam na praça. A Igreja de Santo Antão é uma construção do século XVI que se encontra situada na Praça do Giraldo, no centro da população. É um dos emblemas da cidade de Évora e é o edifício mais representativo da arquitectura maneirista portuguesa. No seu interior destaca-se o retábulo em mármore situado no altar-mor que foi trazido da Ermida de Santo António.

         As arcadas que percorrem todo um lado da praça abrigam da chuva no Inverno e do calor intenso no Verão. Hoje albergam também algumas das melhores lojas da cidade, assim como o clássico café Arcada, alvo entretanto de uma profunda remodelação e onde se torna indispensável uma passagem para provar uma das maravilhosas queijadas de Évora.

         Ainda no que diz respeito à arquitectura, destaco para as típicas fachadas neoclássicas e românticas onde predominam as varandas de ferro forjado.

         Desta praça irradiam várias ruas, a rua da República por onde chega quase todo o trânsito que nela entra, a Rua do Raimundo, um dos outros possíveis acessos, a dos Mercadores que marcavam o início da judiaría e a Rua Serpa Pinto por onde escoa todo o tráfego.

         A Praça do Giraldo continua a ser uma das grandes referências da cidade Património Mundial. Toda ela é um monumento. Alí é o ponto de encontro de jovens, realizam-se as mais importantes animações da cidade, descobre-se a mais rica gastronomia alentejana e passeiam turistas e locais que sem pressa se deixam ficar a suspirar numa das muitas esplanadas que tomaram conta deste centro histórico.

Short url:   http://multidict.net/cs/1893