This is a Clilstore unit. You can link all words to dictionaries.

Visita Guiada – Como se tornar um autor utilizando Clilstore

Opções iniciais

Este guia demonstra, passo a passo, como construir uma unidade online com vídeo e texto, onde todas as palavras estão ligadas a uma variedade de dicionários online. A unidade demonstrada pode ser encontrada em http://multidict.net/cs/780.

Figura 1. Unidade 780 depois de um clique na palavra “array”.
Figura 1. Unidade 780 depois de um clique na palavra “array”..

Vá a http://multidict.net/clilstore e clique em “register” - registo. De seguida escolha um nome de usuário, palavra-passe e indique o seu primeiro nome, apelido, e-mail e morada.

Figura 2: Página inicial de Clilstore
Figura 2: Página inicial de Clilstore.

 

Figura 3: Página Inicial do Clilstore
Figura 3: Página Inicial do Clilstore.

Depois de fazer log in, pode criar novas unidades ou editar as já existentes (é também possível eliminar X unidades criadas por si). Seguidamente, clique em “Create a unit”.

Figura 4: Criação de uma unidade em Clilstore com vídeo e texto.
Figura 4: Criação de uma unidade em Clilstore com vídeo e texto.

A página “Create a Unit” – “Construir uma unidade” - possui campos e opções. Esses tópicos vão ser apresentados seguidamente:

 

Figura 5: Video do site TED.COM com a opção “Embed” e “Show transcript”
Figura 5: Video do site TED.COM com a opção “Embed” e “Show transcript”

Figura 6: Copie o código depois de clicar em “Embed”
Figura 6: Copie o código depois de clicar em “Embed”

*Repare na caixa no meio das instruções – se o texto for a letra de uma música, então ao assinalar irá garantir que as linhas quebradas serão mantidas para as estrofes aparecerem correctamente.

Figura 7: Criar um botão com um link para o site TOOLS com todas  as palavras ligadas a dicionários online
Figura 7: Criar um botão com um link para o site TOOLS com todas as palavras ligadas a dicionários online

 

Concluído: Foi atribuído um número à sua unidade, por exemplo 780. Isto significa que o endereço para a sua unidade é http://multidict.net/cs/780 (substitua 780 pelo número da sua unidade).

Opções Avançadas

Depois de criada uma unidade, é possível editá-la e, por exemplo, acrescentar links para outras páginas ou unidades complementares, utilizando a opção “Link Buttons” e colar no link.

Figura 8: Edição de exercícios em Clilstore
Figura 8: Edição de exercícios em Clilstore.

Por favor, note que o texto na caixa “Text” está agora formatado em HTML. Cada parágrafo começa com <p> e acaba com </p>Se quiser editar/mudar palavras evite apagar, por exemplo, o <p>. Se desejar inserir um novo parágrafo no texto, lembre-se que terá que começar com <p> e acabar com </p>.

Se desejar inserir uma imagem do Flickr.com entre dois parágrafos, escolha a imagem do Flickr, e de seguida clique em Compartilhar e "Obter o HTML / BBCode" (ou seja, o modo como o Flickr oferece seu código de incorporação):

Figura 9: Código de Incorporação do Flickr.
Figura 9: Código de Incorporação do Flickr.

O código copiado (e, portanto, a imagem) já pode ser colado na caixa "Text", desde que ele seja colocado entre dois símbolos de parágrafo " </p> e <p>”

O mesmo procedimento pode ser utilizado para incorporar outro vídeo ou ficheiro áudio entre parágrafos.

Se não está satisfeito com o seu texto e quiser fazê-lo de novo, provavelmente o mais fácil será começar uma nova unidade, caso contrário não se poderá esquecer de colocar os códigos <p> e </p> em cada parágrafo.

Nota importante

Este guia corresponde ao Clilstore de Setembro de 2012. O guia será regularmente actualizado e em 2013 (ou mais cedo) serão adicionados vídeos demonstrativos.

Se tiver algum tipo de erro em Clilstore ou alguma sugestão de melhoramento, por favor, envie um e-mail para Caoimhin O Donnaile caoimhin@smo.uhi.ac.uk

Links úteis

Páginas do Tools

 

Recursos

 

O projeto TOOLS foi fundado com a colaboração da Comissão Europeia. Esta publicação transmite apenas as ideias do autor, e a Comissão não pode ser responsável por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.

Short url:   https://multidict.net/cs/896